Dicas de Leitura

A LITERATURA E A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS 

Autora: Gladis Pedersen de Oliveira

A audição de uma boa história, bem contada ou lida, oferece estímulos visuais, emocionais, morais e espirituais que instigam a imaginação, a criatividade, a capacidade de discernimento e crítica, ajudando o ouvinte a ser protagonista de sua própria vida, preparando-o para o saudável exercício de sua cidadania. O contador de histórias reencontra a criança perdida dentro de si, plenifica-se como ser humano... Essa é uma obra fundamental para pais e educadores.
A autora, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Ciências da Educação pela Universidade Federal do RS, Gladis Pedersen de Oliveira possui curso de Extensão Universitária em Logoterapia do Instituto de Psicologia da PUC. Exerceu magistério nas disciplinas de Sociologia, Didática e História, direção e supervisão pedagógica de várias escolas públicas e particulares. Ex-presidente daFERGS- Federação Espírita do Rio Grande do Sul , Gladis é também organizadora do projeto Coleção Conte Mais, que engloba histórias de educação moral para crianças e jovens, lançado também pela Edicei em inglês e espanhol.


INTRODUÇÃO À FILOSOFIA ESPÍRITA
Autor: José Herculano Pires 


O Espiritismo codificado por Allan Kardec partiu da pesquisa científica da fenomenologia supranormal, originando-se desta a Ciência Espírita; desenvolveu a seguir a interpretação dos resultados da pesquisa, que resultou na Filosofia Espírita; tirou, depois, as conclusões morais da concepção filosófica, que levaram naturalmente à Religião Espírita. É por isso que o Espiritismo se apresenta como doutrina de tríplice aspecto. A Ciência Espírita é o fundamento da Doutrina. Sobre ela se ergue a Filosofia Espírita. E desta resulta naturalmente a Religião – ou a moral – Espírita.
Muitas pessoas se atrapalham com isso e perguntam: “Como uma doutrina pode ser, ao mesmo tempo, Ciência, Filosofia e Religião?” Mas essa pergunta revela a ignorância do processo gnosiológico – a teoria e o valor do conhecimento. Porque, na verdade, o conhecimento se desenvolveu nessa mesma seqüência e em todas as formas atuais de conhecimento repete-se o processo da história evolucionária das espécies.
Uma introdução ao estudo da Filosofia exige longa pesquisa de suas raízes nas coordenadas da evolução humana. Nesta obra, o autor propõe os primeiros passos para essa tarefa.
Livro disponível para venda em nossa livraria.

O ESPIRITISMO EM SUA EXPRESSÃO MAIS SIMPLES
Allan Kardec

Com o intuito de popularizar o Espiritismo e tornar mais fácil e ágil a sua divulgação, Allan Kardec, sem prejuízo das demais obras por ele publicada, redigiu uma série de opúsculos e os distribuiu por toda a França, em valores bastante acessíveis à população interessada. Alguns deles tiveram várias edições e alcançaram expressivo sucesso.

Esta obra encerra a tradução integral de quatro deles: O Espiritismo na sua expressão mais Simples (título da capa); Resumo da lei dos fenômenos espíritas; Caráter da revelação espírita e Catálogo racional das obras para se fundar uma biblioteca espírita. Além disso, agrega, sob a forma de apêndice, o livreto Discursos pronunciados pelo aniversário de morte de Allan Kardec. Seu último capítulo estampa uma mensagem póstuma do Espírito Allan Kardec, inédita até agora em nosso país e recebida naquele mesmo dia por um dos médiuns da Sociedade Espírita de Paris.


EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DO HOMEM
Autor. Herculano Pires


Este livro explica como a Doutrina Espírita entende a evolução espiritual do homem.

Herculano escreve: “O processo evolutivo adquire assim dimensões cósmicas, segundo a proposição espírita: Tudo se encadeia no Universo. Vemos assim que a evolução espiritual do homem não é um caso especifico de transformação individual, de santificação canônica ou de reforma íntima de modelagem católica. O homem evolui espiritualmente na medida em que, amalgamado na experiência cósmica, é levado por essa experiência incontrolável por curas e pastores. Por isso Jesus não ensinou nem aprovou as formalidades do templo de Jerusalém nem submeteu os seus discípulos às exigências pretensiosas do rabinato judeu. Sua lição a respeito se resume na advertência: O que se apega à sua vida, perdê-la-á, mas o que a perder por amor de mim, esse a encontrará. Quem vive debruçado sobre si mesmo, cuidando apenas do seu umbigo, não pode perceber e muito menos compreender a grandeza espiritual que é a sua imperecível herança de filho de Deus.”

..............................................................

Recordações da Mediunidade
Yvonne A. Pereira



Publicado originalmente em 1968, Recordações da Mediunidade apresenta uma narrativa ágil e envolvente, onde Yvonne Pereira confidencia as recordações da própria mediunidade, transmitindo sua vivência no longo exercício mediúnico, expondo suas observações sobre os mais variados fenômenos que sentiu em si mesma.
Obra preparada segundo a orientação do Espírito Bezerra de Menezes, oferece amplo material e diretrizes seguras aos que realizam atividades no campo mediúnico, contribuindo para o melhor desenvolvimento de suas faculdades. Sempre com propósito de esclarecer e orientar, são focalizados interessantes temas, tais como: reminiscências de vidas passadas; os arquivos da alma; sonhos; premonições e avisos premonitórios; mortes violentas; suicídio - suas consequências em vidas futuras, obessão  e desobsessão.

Obra: Recordações da Mediunidade
Autor : Yvonne Pereira
Editora:  FEB
Páginas: 236.

..............................................................

Escutando Sentimentos - “A atitude de amar-nos como merecemos”.
Wanderley S. de Oliveira

Utilizando conceitos  da psicologia Junguiana,  do Evangelho e da Doutrina  Espírita, Ermance constrói textos que nos ensinam o auto-amor. A autora  assevera que nós espíritas temos dado passos importantes no  amor ao próximo, mas nem sempre sabemos como cuidar de nós mesmos, tratando-nos com culpas, medos e outros sentimentos que não  colaboram para nossa felicidade.

O sentimento é a maior conquista evolutiva do Espírito. Aprendendo a escutá-lo, estaremos entendendo melhor a nossa alma. Não existe um só sentimento que não tenha importância no processo do crescimento pessoal. Quando digo a mim mesmo “não posso sentir isto”, simplesmente estou desprezando a oportunidade de auto-investigação, de saber qual é ou quais são as mensagens profundas da vida mental.”


Autor : Wanderley S. de Oliveira
Espírito: Ermance Dufaux
Editora: DUFAUX
Páginas: 236.



Sinal Verde
Francisco Cândido Xavier


Sinal Verde é um verdadeiro manual de conduta. A obra de André Luiz, psicografada por Francisco Cândido Xavier, contém páginas de sabedoria e elevação, focalizando nosso comportamento frente às solicitações da vida. Nossa vivência diária é analisada com sabedoria e bom senso numa linguagem de fácil assimilação.
André Luiz aponta as causas das nossas aflições, indicando, ao mesmo tempo, o receituário oportuno para  a saúde do corpo e do espírito.
O poema abaixo faz parte desta obra que tem alcançado números fabulosos de comercialização.


Notas breves

  Não perca tempo.
  Não fuja ao dever.
  Respeite os compromissos.
  Sirva enquanto possa.
  Ame intensamente.
  Trabalhe com ardor.
  Ore com fé.
  Fale com bondade.
  Não critique.
  Observe construindo.
  Não se queixe.
  Plante alegria.
  Semeie a paz.
  Ajude sem exigências.
  Compreende e beneficie.
  Perdoe quaisquer ofensas.
  Atenda à pontualidade.
  Conserve a consciência  tranquila.
  Auxilie generosamente.
  Esqueça o mal.
  Cultive sinceridade, aceitando-se como é e acolhendo os outros como os outros são, procurando, porém, fazer sempre o me-lhor ao seu alcance.



Boas Ideias
Richard Simonetti


Richard Simonetti
O quinquagésimo primeiro livro de Richard Simonetti foto ao lado)  é sugestivamente intitulado de Boas Ideias. Trata-se de uma coletânea de textos contidos em seus 50 livros. O livro de 278 páginas segue a ordem cronológica de suas publicações que se iniciaram em 1970 com o lançamento de – Para viver a Grande Mensagem, obra publicada pela Federação Espírita Brasileira, e encerra-se com um texto de sua obra de número 50, O Plano B, da Editora CEAC.
No prefácio, o autor conta que uma sugestão de um amigo, durante o lançamento de “Plano B”, sua quinquagésimo publicação, serviu de combustível para uma nova viagem.
“Imaginei algo que se relacionasse não com a água que passarinho não bebe, mas com o próprio conteúdo dos livros publicados, um destilado par ao espírito”. suas palestras. Por conta da diversidade e qualidade dos temas abordados pelo autor, Boas Ideias torna-se um
Em recente entrevista, explicou Richard Simonetti que se empenha por “trocar em miúdos” os textos da Codificação de Allan Kardec, que foram escritos na linguagem erudita da França, século dezenove, inacessíveis ao leitor comum, não familiarizado com a leitura. Seria um “trazer para o século XXI a esclarecedora e consolodora mensagem espírita” segundo suas palavras.
O escritor bauruense define que a ideia central presente nas suas, agora, 51 publicações é a necessidade de aplicar os princípios do Espiritismo na vida prática. “É uma orientação existencial. Tendo o Espiritismo como base da sua existência”, ressalta.


Obra: Boas Ideias
Autor: Richard Simonetti
Gênero: Dissertação
Editora: CEAC
Formato: 14x21 cm
Páginas: 280





Vida: Desafios e Soluções
Divaldo Pereira Franco

Esta é uma Obra resplandescente, que chega a sua 11ª edição,  de conceitos libertadores do Espírito Joanna de Ângelis, através da mediunidade de Divaldo Pereira Franco.
A mensageira da Imortalidade oferece, em linguagem simples e acessível, estudos dos problemas humanos, à luz da Psicologia espírita com os subsídios da Psicologia transpessoal, a fim de minorar os problemas e dificuldades da existência corporal, preparando o Espírito para a sua destinação futura.
Temas delicados são tratados com beleza e oportunidade para o entendimento dos aparentes enigmas da reencarnação, propondo soluções para as dificuldades de relacionamento, de comportamento, da existência em si mesma.
Os profundos conceitos, que chegam com sabedoria ao entendimento de todos, encontrados nesta e nas demais Obras da Série Psicológica de Joanna de Ângelis, jamais serão esquecidos.
Entre os tópicos abordados na obra estão a vida, o significado do ser existencial, os hábitos mentais, energias da vida, significado do ser integral, a juventude e a velhice,  a busca da realidade, o despertar de si, descobrindo o inconsciente, estabilidade de comportamento, entre outros.
Como se vê, são questões improtantes e atuais,  que recebem a análise aprofundada, tão característica nas obras de Joanna de Ângelis.

Obra: Vida: Desafios e Soluções
Autor:  Dilvado Franco (Espírito Joanna de Ângelis)
Editora: LEAL
Série Psicológica, Volume VIII
Nº de páginas: 144


O Plano B
Richard Simonetti


O Plano B é a 50ª obra do escritor espírita paulista Richard Simonetti. São mais de dois milhões e 200 mil  livros vendidos.
O escritor comenta que, a cada reencarnação, do ponto de vista da Doutrina Espírita, o espírito tem um roteiro de vida pré-estabelecido, com definição de quem serão seus pais, com quem se casará e sua profissão, entre outras situações da vida. No entanto, esse planejamento normalmente objetivo é interrompido pelas ações e pela vontade do indivíduo, desviando-se das metas previamente estabelecidas.
Simonetti enfatiza em seu romance a possibilidade que a pessoa tem de uma alternativa, que está definida no título do livro: “O Plano B”.
“A carne é uma armadura pesada e que inibe nossas percepções. A visão que a gente tem aqui na Terra do que é a vida é muito limitada em relação à vida verdadeira, que está no plano espiritual”, define.
No romance, Simonetti elabora que o sujeito em desvio pode seguir em outra alternativa e que, se ele cumprir o roteiro, não perderá sua existência. “O quinquagésimo livro queria que fosse bem significativo e um tema que não vai encontrar em outros livros espíritas”, ressalta.

Obra: O Plano B
Autor- Richard Simonetti
Gênero- Romance Espírita
Nº Páginas- 288 págs
Editora- CEAC


O Grande Enigma
Léon Denis

O porquê da existência do homem e a lei do destino são os temas centrais de “O Grande Enigma”, que nos revela um Deus de justiça, mas também de amor infinito.
“Nas horas pesadas da vida, nos dias de tristeza e de acabrunhamento, leitor, abre este livro! Eco das vozes do Alto, ele te dará coragem; inspirar-te-á a paciência e a submissão às leis eternas”.– assim escreveu Léon Denis, o notável filósofo francês, na introdução da presente obra, que estrutura-se em três partes:
-   A primeira faz uma análise do Universo em sua harmoniosa e solidária atividade, relacionando fatos físicos a um poder maior responsável por esse equilíbrio: Deus;
-  A segunda parte estuda os elementos da Natureza como: o céu, a floresta, o mar e a montanha, procurando desvendar o segredo da vida eterna através da história da formação dos mundos;
-  A terceira desenvolve apontamentos sobre a lei circular, que preside a todos os movimentos do mundo, explicando que “cada ser gravita em um círculo, cada vida descreve um circuito”, que toda história humana se divide em ciclos.
Léon Denis é um autor fundamental na Doutrina Espírita. Mesmo primando pelo objetivismo e clareza, Denis é dono de um estilo primoroso conseguindo em muitos momentos imprimir um verdadeiro toque poético à obra, o que torna a leitura muito agradável. 


Título: O Grande Enigma
Autor: Léon Denis
Editora: FEB - Federação Espíritia Brasileira
Páginas: 236


Quedas e ascensão
Divaldo Pereira Franco (Espírito Victor Hugo)

Da Espanha do início do século XIX, onde foram vencidas pela paixão e ambição, as personagens deste livro retornam, pelo processo de  reencarnação, a um país da América do Sul, onde experimentam as dores e as alegrias em sua ascensão espiritual.
Victor Hugo, renomado escritor francês, ressurge, pela mediunidade de Divaldo Pereira Franco, para nos brindar com as páginas deste romance cativante, que prende a atenção do leitor desde as primeiras páginas.
Além do grande valor descritivo dos dramas e conflitos, esta obra entremeia a orientação espírita, esclarecendo as causas dos acontecimentos e o melhor procedimento para as suas personagens.
O leitor se identificará com os personagens, onde descobrirá que há similitude nas deficiências que o Espírito conserva através do tempo e que a luta dos personagens se confunde com o nosso esforço na sublimação dos nossos sentimentos e superação das nossas barreiras impeditivas à nossa evolução.
Um livro simultaneamente narrativo e doutrinário, que, nos dizeres do autor, representa "uma advertência e uma proposta saudável para a felicidade de todos."

Título: Quedas e Ascensão
Autor: Divaldo Pereira Franco (Espírito Victor Hugo)
Editora: Leal
Formato:14 x 21
Páginas: 334


O Problema do Ser, do Destino e da Dor
Léon Denis

Em O Problema do Ser, do Destino e da Dor, Léon Denis, escritor francês, com clareza responde às grandes questões existenciais do homem:  “Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Por que sofremos?”. 
Estas desafiantes questões, que preocuparam a mente humana ainda nos dias atuais, Léon Denis vem esclarecer com precisão, fundamentando-se nos princípios da Doutrina Espírita. O eminente escritor francês entrega-nos um conjunto de ensinamentos valiosos, em que a lógica se une ao sentimento para exaltar a realidade da sobrevivência do Espírito, após o fenômeno da morte física.
Esta obra analisa temas como a evolução do pensamento, a vida no mundo espiritual, provas históricas da reencarnação, a lei dos destinos, as potências da alma e outros assuntos interessantes e atuais, com linguagem agradável, por vezes até poética.
É obra indispensável, para o bom entendimento da Doutrina Espírita.  

Obra: O Problema do Ser, do Destino e da Dor
Autor: Léon Denis
Editora: FEB
Páginas: 561
Tamanho: 14x21 (cm)


Depressão: Causas, Consequências e Tratamento
Izaias Claro


Chamada de "a doença do século", a depressão, na realidade, é uma doença de todos os tempos. O livro Depressão: Causas, consequências e tratamento, de Izaias Claro, lançado em 1998, traça um panorama claro sobre esta enfermidade que pode afetar pessoas de todas as faixas etárias e também de todos as condições sociais. Por ser silenciosa, pode permanecer muito tempo sem um diagnóstico, trazendo dor e sofrimento.
Além disso, a depressão é um mal que não atinge somente os encarnados. Entre os desencarnados é comum o sentimento de tristeza profunda e prolongada que, não tratados, podem ocasionar o surgimento de variados problemas de saúde e de desequilíbrio.


Título: Depressão, Causas, Consequências de Tratamento
Autor: Izaias Claro
Editora: O Clarim
208 Páginas