18.4.10

O nosso Planeta Terra


Planeta Terra é escola para desenvolvimento do ser
Milhares de pessoas vivem na miséria. Crianças subnutridas ainda são uma realidade nestes tempos de produtividade extrema e de tecnologia de ponta. É uma situação triste, com certeza. A dor humana, especialmente quando envolve crianças na tenra idade, nos comove, podendo até nos causar revolta.
Olhando por este prisma parece que a Terra é um verdadeiro vale de lágrimas, onde ipera só o sofrimento, um local de exílio, onde a dor se impõe. Estamos tentados até a colocar a culpa dos sofrimentos humanos no nosso planeta.
Uma análise feita com mais atenção, no entanto, pode nos revelar uma situação muito diferente. A Terra é um campo de experiências importantes para o ser humano. Aqui os espíritos encontram todas as situações possíveis para alavancar seu desenvolvimento. Cada ser deve cuidar de si e também auxiliar o seu próximo, num processo de ajustes e de colaboração, onde os envolvidos vão crescendo juntos.
Se hoje o planeta está aparesentando problemas de esgotamento de recursos naturais, desastres ecológicos e de incertezas quanto ao seu futuro, muito se deve à ação predatória do homem.
A Terra, segundo Chico Xavier, em Caminho, Verdade e Vida, em si sempre foi boa. O mal não é do mundo, mas sim das criaturas que o habitam.
Muitos acreditam que deixando o mundo material encontrarão a prometida felicidade. Esperam a cura com a simples mudança de casa. Porém, mesmo que venhamos a trocar de residência, as nossas feridas nos acompanharão. "De nada vale partirmos do planeta, quando nosso males não foram exterminados convenientemente", analisa o médium centenário de Pedro Leopoldo.
Dor, tristeza e lirismo
Aliás, Chico Xavier vai mais longe afirmando que o anseio por morrer para atingir a felicidade é uma enfermidade do espírito. Se por aqui encontramos cenários de tristeza e dor, por estas paragens também econtramos cenas de lirismo e de beleza como as flores silvestres ornamentando os campos, como a revoada de borboletas multicoloridas, como os bandos de pássaros a desfilar em perfeita harmonia pelos céus durante o processo migratório. São imagens que, por si só mostram a gradiosidade da natureza e da sabedoria do nosso Criador.
É importante que nos integremos às belezas do nosso mundo. Nosso mundo é uma escola. As lições estação no dia a dia. Assimilar os conhecimentos que as experiências nos concedem é a forma mais eficaz de investir no desenvolvimento do ser.
Imensa escola
Útil seria, lembra Chico Xavier, quie o homem observasse no Planeta a sua imensa escola de trabalhos e todos nós, perante a grandeeza universal, devemos reconhecer a nossa condição de seres humanos, necessitados de aprimoramento e iluminação.
Culpar a Terra pelos sofrimentos, dores e desatinos humanos, é não saber observar a vida, é não aprender. Analisar, refletir e ponderar são verbos que podem levar o homem a ações mais dignas, desde que conceda generosos espaços ao silêncio. Ouvir é fundamental. Ouvir os sinais que a natureza emite dia a adia, as lições que a estão dispostas no planeta é imperioso.
Provas e expiações
Se ainda hoje a Terra é cenário de provas e expiações, com certeza não é culpa sua, mas sim do indivíduo envolvido com as atividades estressantes do seu cotidiano, com o atendimento de suas necessidades mais básicas.
Para muitos ainda é cedo para se preocuparem com o transcedental. Talvez esteja na hora exata. Porém, nem sempre os homem percebem isto a tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário