4.6.10

A evolução espiritural

Por Nelcy Cordeiro 

Afirma Leon Denis (foto) que o princípio inteligente dorme na pedra, se agita no vegetal, sonha no animal e desperta no homem. Significando, segundo André Luiz, que navegamos do simples impulso à irratibilidade, da irritabilidade para a sensação, da sensação ao instinto e do instinto à razão. Nesta adquirimos em longo esforço e após duras penas a iluminação espiritual.
As formas  arcaicas de manifestação de nossa religiosidade na fase do tote-mismo passamos a reverenciar caciques e pagés em nosso primitivismo mediúnico e, na busca incessante de nosso Pai criador, mesmo ignorando sua existência, mas intuindo-o, pois no fundo tenebroso de nossas consicências brilhava sua luz nos conclamando para uma existência mais plena.
Rendemos culto  aos nossos antepassados nos comunicando com eles, transformando-os em divindades familiares, populares e até universais. Entretemo-nos na consulta de oráculos e pitonisas. Cultivamos nossa mediunidade já mais esclarecida no profetismo sagrado de Israel.
Com Abrahão  começamos a divisar um único Deus. Moisés sedimentou em nossas mentes precárias ainda o Deus  único no Monoteísmo. Um Deus que só podíamos entendê-lo como um soberano dos céus, popderoso mas revestido de nossas paixões.
Com Jesus alcançamos a espiritualização, assimilando Deus como nosso Pai amoroso, bom e justo, que alimenta os pássaros e veste a erva dos campos. Hoje, mais evoluídos, começamos a entender no Consolador Prometido e concedido por Jesus, a ideia desse Deus com inteligência suprema e causa primária da criação.
A Doutrina Espírita, como verdade libertadora, nos desagrilhoa dos conhecimentos simbólicos e poéticos que os mentores espirituais  nos enviaram  no  passado e que eram proporcionais ao nosso entendimento. Passamos a responder nosso antigos questionamentos com m ais lógica e racionalidade. A entender os fins excelsos da vida e nboss destinação de herdeiros do Universo. E, cumprindo determinação de Jesus: “Sede perfeitos como vosso pai é perfeito” continuaremos nesta escalada de perfeição, pois segundo consta  no Livro dos Espíritos a evolução espiritual é quase infinita.

4 comentários:

  1. Em qual obra de Léon Denis você obteve a informação que o princípio inteligente dorme na pedra, se agita no vegetal, sonha no animal e desperta no homem?

    ResponderExcluir
  2. A assertiva correta é "A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem", constante no livro O problema do ser, do destino e da dor, de Leon Denis.

    ResponderExcluir
  3. O texto "A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem", é utilizado por Herculano Pires, nos seguintes livros:
    . Mediunidade – Cap.11
    . Curso Dinâmico de Espiritismo – Cap. 2
    . Educação para a morte – Cap. 7

    Já Léon Denis diz no livro O Problema do Ser do Destino e da Dor:
    "Na planta a inteligência dormita; no animal ela sonha; só no homem acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente"

    ResponderExcluir
  4. As traduções das obras podem apresentar textos diferentes, mantendo-se a essência. Obrigado pela contribuição!

    ResponderExcluir