15.8.10

O problema da dependência química

Ocorreu sábado, dia 14 de agosto, na Câmara de Vereadores de Osório, mais um encontro do DAFA- Departamento de Assuntos da Família, no Seminário Família em Movimento. Na oportunidade o psiquiatra, expositor espírita e diretor técnico da Fazenda Terapêutica Paraíso Édson Cardoso (foto) abordou a questão da dependência química.
Durante a exposição, Cardoso valeu-se de cenas do filme "Quando um homem ama uma mulher", estrelado por Meg Ryan e Andy Garcia, de 1994. Na obra, Alice Green (Meg Ryan), a mulher de Michael Green (Andy Garcia), um piloto de avião, torna-se um alcóolatra que necessita ser internada para superar o vício. Como consequência, toda a família é atingida e o casamento corre o risco de terminar. 
Édson Cardoso, autor do livro Apoio Fraterno - Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química-, afirmou que o dependente normalmente reencarna em uma família com predisposição à dependência. "Quando há casos de alcoolismo na família, o álcool deve ser banido de dentro de casa".
Afirmou, também, que há forte apelo social pelo consumo de álcool. Destacou, ainda, que o álcool, por ser socialmente aceito, pode se tornar incontrolável, trazendo prejuízos devastadores no convívio social e familiar.
O psiquiatra abordou, também, os efeitos do vício no seio familiar, contaminando as relações, gerando desgaste e sofrimento. Édson Cardoso enfatizou que o consumo sistemático de álcool é tão prejudicial e preocupante quanto a cocaína, a maconha e crack.
Na próxima edição d´O Semeador  impresso ampla cobertura  sobre o Seminário.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário