31.10.10

O Espiritismo e a Saúde da Alma

Nilton Stam de Andrade
Nilton Stam de Andrade, ex-presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, encerrou, no sábado, dia 30 de outubro, a 11ª edição da Semana Espírita da Sociedade Espírita Amor e  Caridade. O palestrante abordou o tem Espiritismo e a Saúde da Alma.
Conforme Andrade, todas as doenças são geradas a partir do desequilíbrio do pensamento. "O pensamento negativo - carregado de ódio, raiva e orgulho, criamos zonas de remorso no perispírito". É justamente este desequilíbrio que causa as enfermidades que serão sentidas no corpo físico, lembrou, explicando que há uma íntima ligação entre o perispírito (corpo energético sutil), espírito e corpo físico.
Visando evitar este círculo vicioso, Nilton Andrade lembrou a máxima de Jesus Cristo "orai e vigiai". O ato de vigiar a qualidade dos pensamentos, segundo ele, influencia na saúde do indivíduo, pois o pensamento emite energia criando uma vibração magnética que influencia o pensante e os que o cercam.
 
Disse, ainda, que a dor, por si só, não é o mal da humanidade. "A dor não é nossa adversária, é, na realidade uma mestra que nos adverte de que há questões morais a serem resolvidas". Destacou que o ser necessita aceitar a dor e buscar resolver o mal moral que a causa. "A revolta somente realimenta a imperfeição, podendo manter a dor por diversas encarnações". 
O homem é um perfectível, afirmou referindo pensamento do filósofo Platão que afirmou que o homem detém dentro de si, em estado potencial, sementes de perfeição. "A saúde mental está vinculada aos sentimentos e as virtudes". Lembrou que a Doutrina Espírita veio para auxiliar o homem na sua transformação, pois esclarece a respeito da Justiça Divina, da reencarnação e da perfectibilidade humana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário