25.10.10

A problemática da depressão

Izaias Claro
O escritor, conferencista espírita paulista Izaias Claro abriu, nesta segunda-feira, 25 de outubro, a 11ª Semana Espírita da Sociedade Amor e Caridade, de Osório. Autor das obras Depressão: Causas, Consequências e Tratamento e Ansiedade- como prevenir e superá-la, Claro abordou o tema A problemática da Depressão.
Izaias Claro lembrou que Jesus Cristo alertou a todos de que na Terra os homens passariam por momentos de angústias e de tristezas, quando afirmou que "no mundo tereis tristezas". As aflições, segundo ele, são normais na existência. "Ninguém consegue ser alegre sempre", disse, ressaltando que "é impossível manter um estado emocional, espiritual positivo e inalterável".
O quadro de depressão, no entanto, é um problema muito maior do que uma tristeza momentânea. A doença compromete a qualidade de vida, interfere na qualidade do sono, no trabalho e nos relacionamentos. "Todos, independente de idade, condição social, raça, de nível cultural, podem ser acometidos pela depressão".
Izaias Claro destacou, ainda, que o processo é lento, podendo se arrastar por uma encarnação inteira. Ao longo da existência, explicou, o indivíduo vai arquivando pensamentos negativos, emoções, mágoas, ressentimentos, hostilidades, ódio, vingança e culpa. "O deprimido se especializa em guardar o negativo".
Algumas iniciativas podem evitar que os quadros de tristeza avancem até a depressão. "Devemos vigiar as entradas, as nascentes", disse. Lembrou, ainda, que os indivíduos devem investir em coisas simples como "escolher bons livros, ouvir boas músicas, amar a todos, buscar a companhia dos indivíduos que podem  ajudar em nosso melhoramento".

Observações sobre a depressão


"Depressão em uma palavra - tristeza; em duas - tristeza profunda; em três - tristeza profunda e prolongada".

"O deprimido coloca todos os problemas na sala de estar e ali ele fica".

"Depressão é falta de Deus bem entendido, bem compreendido".

Um comentário:

  1. Foram momentos renovadores em que Isaías fomentou a reflexão sobre nossas atitudes perante a vida, suscitando a visão de otimismo da beleza da existência e a responsabilidade de nossos atos e pensamentos para que esta seja guiada para o caminho de luz.

    ResponderExcluir