9.11.11

A Sexualidade e a Família

Coube à médica e expositora espírita Tiane Salum abrir a programação da 12ª Semana Espírita da Sociedade Espírita 
Amor e Caridade. Na noite de segunda-feira, dia 24 de outubro, ela abordou o tema A Sexualidade e a Família. 
Durante sua palestra des-tacou que a precocidade do despertar da sexualidade entre meninos e meninas tem sido um dos grandes desafios da atualidade que deve interessar não só aos familiares, mas também aos profissionais da saúde, da educação e a toda a sociedade. 
Destacou Tiane Salum a necessidade das famílias proporem um processo educacional para suas crianças que leve em conta os  preceitos morais, evitando a exposição precoce deste indivíduo com os temas eróticos.  Lembrou que a sexualidade é inata ao gênero humano, porém quando exercida de forma imatura e irresponsável poderá gerar graves danos estendendo os efeitos nocivos por muito tempo.
Defendeu que as crianças e adolescentes não sejam expostos à sexualidade muito cedo, respeitando-se o desenvolvimento natural, quando, já mais maduros, poderão reagir satisfatoriamente, sem traumas. 
Lembrou que a tarefa vem se tornando cada mais difícil, especialmente diante  do verdadeiro bombardeio de informações que os meios de comunicação oferecem  diariamente, onde se destacam a programação televisiva e a disseminação de conteúdos impróprios de maneira livre através da internet.

Evangelização

Tiane lembrou a importância da família incentivar a evangelização das crianças. Destacou que isto deve ser prioritário, eis que é uma forma eficiente de proporcionar o crescimento do indivíduo com um bom padrão moral.  
Lembrou, também, que os familiares devem estar comprometidos com a evangelização,  ressaltando que “muitas vezes as crianças são orientadas a faltar à evangelização em virtude da existência de  outro compromisso, mas isso deve mudar pois é importante a educação moral dos pequenos”. 
Ainda em relação à educação, considera importante o envolvimento familiar na imposição de determinados limites, eis que a criança deve conviver inclusive com as negativas e frustrações, visando desenvolver seu senso crítico que será importante na sua preparação para os desafios da convivência social.

Instinto sexual 

Salientou que o instinto sexual está presente em toda a nossa vida. É, na realidade, um impulso natural  que move o homem. O  ato se-xual, segundo Tiane Salum, é apenas uma parcela deste instinto, que deve ser utilizada e tratada com cuidado, eis que a relação sexual resulta numa troca profunda de energias espirituais. Lembrou que, muito embora nos dias de hoje ocorra uma banalização do sexo, é um erro considerá-lo um ato banal e inconsequente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário