8.11.09

Educação e instrução não se confundem

Embora de frequente uso no dia a dia, algumas palavras acabam por assumir uma conotação bem diferente daquele significado original. O termo educação é um exemplo bem acabado deste processo de corrupção. De origem grega, educar significa por para fora, ou seja, preparar o indivíduo para o mundo.
Modernamente, no entanto, a palavra perdeu o sentido e tornou-se tão somente sinônimo de instrução, de bons modos ou de aquisição de conhecimentos. A palavra instrução, por sua vez, tem o significado diferente, até mesmo inverso ao de educação. O prefixo in indica algo que vem de fora para dentro.
Assim, a educação é a arte de projetar o indivíduo para fora e a instrução a de compeli-lo a capturar informações já convencionadas. O papel da instrução, portanto, é o de adaptação do ser ao seu meio – saber convencional. Claro, tanto educação quanto a instrução têm um papel importante na existência, são conciliáveis.
Por outro lado, é somente através da educação, no seu verdadeiro sentido, que o homem cresce espiritualmente, descobrindo em seu interior as estratégias mais funcionais para a superação dos seus vícios, erros e defeitos.

O escritor francês Leon Denis, em sua obra Depois da Morte, afirma que não basta o ensino dos elementos da Ciência à criança, é preciso, também, “entrar na vida armado não só para a luta material, mas, principalmente para a luta moral”. Vai além o doutrinador francês, lembrando que a educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo. A educação formal e a educação espiritual deveriam, segundo ele, seguir lado a lado, ambas revestidas do papel transformador. Esta dupla corrente resultaria numa “rápida transformação social”.
Durante a realização da 10ª Semana Espírita da Sociedade Espírita Amor e Caridade, realizada entre os dias 26 e 31 de outubro, os palestrantes Vinícius Lousada, Vanderlei Nunes, João Alesandro Müller e Jerri Almeida foram unânimes em afirmar que reside na educação do ser a grande chave que proporcionará a evolução espiritual.

Um comentário:

  1. Bela Definição (y):)
    Estou estudando para me Formar Professora e gostei Muito de suas palavras. Parabéns

    ResponderExcluir