3.7.10

Casamento, sexualidade, conflitos intraconjugais e separações

Um bom público participou do seminário Família em Movimento - um olhar contemporâneo sobre as relações à luz do Espiritismo, promovido pelo Departamento de Assuntos da Família, da Sociedade Espírita Amor e Caridade, na Câmara de Vereadores de Osório, na tarde de sábado, dia 03 de julho. Na oportunidade o psiquiatra e conferencista espírita Sérgio Lopes abordou o tema "Casamento, sexualidade, conflitos intraconjugais e separações".
Sérgio Lopes destacou que existem estudos, realizados com casais  que vivem juntos há mais de 25 anos, em uniões onde os cônjuges se consideram felizes, que apontam algumas características comuns. Segundo ele, estas uniões estão baseadas na maturidade, na capacidade de ambos em abrir mão de algumas de suas coisas, na sexualidade, na  presença de filhos  e na espiritualidade.
Outro aspecto destacado pelo psiquiatra e autor da obra "Leis Morais e Saúde Mental - um estudo da terceira parte do Livro dos Espíritos", é a necessidade incessante de investimentos na relação. "São normais as crises e, em muitos casos, até benéficas para o fortalecimento dos laços afetivos". Muitas vezes, lembrou, a separação é necessária, especialmente quando as pessoas envolvidas na relação não estão sendo beneficiadas com o convívio. "A separação pode ser ruim para os filhos, mas a vivência num clima de conflitos também é péssima", lembrou, afirmando que em muitos casos a separação é mais construtiva, pois os indivíduos podem amadurecer posteriormente.





Cinco características de um casamento feliz




Sérgio Lopes durante sua exposição afirmou que uma pesquisa realizada nos EUA entre pessoas casadas há mais de 25 anos e que se dizem felizes na relação, apontou fatores comuns nestas uniões duradouras. São eles:




1º) Maturidade - desde a escolha do parceiro, passando pelo rompimento mínimo com a família original;

2º) Pontos de interesses comuns - incluindo a capacidade de abrir mão de algumas coisas;
3º) Sexualidade - relação monogâmica;
4º) Filhos - é a evolução e o crescimento do casamento;
5°) Espiritualidade - muitas vezes a vinculação nasce de um projeto espiritual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário