28.10.10

O autoconhecimento e a saúde mental

Júlio Marques
Mesmo diante das maiores dificuldades da vida, o homem pode ter uma certeza absoluta: o Criador não o abandonará. É o que disse o psicólogo Júlio Marques em palestra sobre o Autoconhecimento e a Saúde Mental, na quinta, dia 28, na 11ª Semana Espírita da Sociedade Espírita Amor e Caridade. Segundo ele, mesmo que estejamos engatinhando em termos evolutivos, ainda assim Deus nos ama como toda a sua obra.
O psicólogo, que atua em Torres, onde desenvolve trabalho junto a Comunidade Terapêutica Renovar, lembrou que durante nossa existência é comum a convivência com a tristeza. "Tristeza é natural e necessária". Destacou que, na atualidade, os indivíduos buscam na medicação a superação das dificuldades. "A pessoa precisa produzir soluções a partir da sua dor, sob efeito de remédios isto não vai ocorrer".
Júlio Marques lembrou palavras de Divaldo Franco que disse que é normal quando caímos em tristeza por semanas, mais do que isto pode ser a manifestação de alguma doença psíquica.
O psicólogo afirmou, também, que toda a doença psíquica está ligada a algum processo obsessivo. Lembrou a importância do desenvolvimento da espiritualidade na busca do equilíbrio. "É importante observar aquilo que temos de feio e trabalhar os opostos". Para tanto é preciso o autoconhecimento. "Através do autoconhecimento podemos chegar a Deus, que está em todos nós", concluiu. 

Um comentário:

  1. Júlio cativou a atenção de todos, conduzindo as atenções para o exame das nossas posturas mentais, exortando de forma didática e clara as possibilidades de trabalho individual na busca do autoconhecimento. Foram momentos estimulantes de reflexão, que certamente semearam ações potenciais de autoexame a quem vibrou na mesma sintonia.

    ResponderExcluir