27.10.10

O Estresse na Vida Contemporânea e a Visão Espírita

José Carlos Jotz
O Estresse na Vida Contemporânea e a Visão Espírita foi o tema da palestra do arquiteto e médico homeopata José Carlos Jotz, na 11ª Semana Espírita da Sociedade Amor e Caridade, nesta terça, dia 27 de outubro. 
Autor dos livros Espírito Saudável: Mente Sã e Corpo São e Estresse e Hipertensão Arterial, Jotz faz parte da Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes, de Porto Alegre. 
Lembrou o palestrante que na atualidade quase todas as pessoas passam por algum período de estresse, normalmente identificado pelos sintomas de cansaço, irritação, preocupação, descontrole e nervosismo. Contribuem para isso os estímulos próprios da vivência atual como os ruídos excessivos, grandes variações de temperatura, problemas no relacionamento familiar, conflitos sociais, perda de emprego, morte de parentes, doenças, problemas financeiros, falta de atividade física, de lazer, entre outros.
Destacou que o estresse pode ser identificado pelos sinais que emite como reações emocionais desproporcionais (irritação e tristeza em excesso), mudança constante de humor, distúrbio de concentração e de raciocínio, alterações psicossomáticas.

Como superar o estresse?

Segundo José Carlos Jotz há algumas formas práticas para eliminar o estresse:
1º- Alimentação saudável;
2º) Prática de exercício físicos;
3º) Disciplina no sono;
4º) Exercício da religiosidade.

Também são fatores importantes para a superação de um quadro doentio de estresse o desenvolvimento de uma respiração calma, a meditação e o relaxamento.

Primeiros Socorros

Jotz destacou que o socorro rápido pode ser encontrado nas sociedade ou centros espíritas através da oração, da fluidoterapia (passe) e na água fluidificada. 
Segundo José Carlos Jotz, quando o homem encontra-se harmonizado se torna imune à ação de vírus e bactérias. No entanto, quando se abate com os problemas do dia a dia abre a porta para as desarmonias. No momento atual, quando a preocupação maior está calcada no ter, as pessoas trabalham incessantemente visando o aspecto material, esquecendo-se do seu lado espiritual. "A falta de fé é o fator principal na desarmonia do indivíduo", afirmou. Lembrou, porém, que não basta a frequência ao local do culto religioso, sendo necessária a transformação pessoal.

Um comentário:

  1. A palestra subsidou-nos com valiosos conhecimentos que possibilitam-nos avaliar nossos estado mental e suas repercussões no físico. A referência à meditação como terapia permanente para o enfrentamento dos estímulos diários é algo a se pensar (ou meditar) ...

    ResponderExcluir