6.10.10

Outubro: mês das crianças e dos livros

Nas bibliotecas vazias de todo o Brasil  as estatísticas mostram a dura realidade: a média de leitura entre crianças e adolescentes é de um livro ao ano. Apesar de sabermos que o livro tem que circular, e não ficar restrito a estantes, muitas vezes nós, como pais e educadores podemos e devemos dar um importante passo para mudar essa situação. Por isso, no dia 16 deste mês estaremos inaugurando a nossa biblioteca infantil, no segundo andar da Amor e Caridade, ao lado da sala do passe coletivo, pois, como bem disse Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros". 
O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, data escolhida por consideração a data da fundação da Biblioteca Nacional (29/10/1810), por D. João VI. O grande acontecimento permitiu a popularização do livro, tornando mais fácil o acesso à leitura.

Objetivos da iniciativa 
A intenção da criação da biblioteca infantil é aproximar as crianças do universo da literatura infantil, promovendo e incentivando a leitura com uma visão alegre sobre a vida e as obras que estarão lhe proporcionando aprendizado sobre os verdadeiros valores do ser.

São objetivos específicos, a divulgação de obras e  personagens criados pelo Projeto Conte Mais através da contação de histórias para os alunos evangelizandos da Escola de Evangelização Infantil André Luiz, desta Sociedade; o incentivo à leitura e à criatividade através de manifestações artísticas; a promoção da integração de alunos, evangelizadores e coordenação; proporcionar visão descontraída do saber, desenvolvendo a capacidade artística e cultural de cada um; estímulo à exposição de trabalhos, bem como, divulgação das atividades realizadas em sala de aula e promover  a  leitura  e a escrita.
Vania Dohme, em seu livro Técnicas de Contar His-tórias, relaciona a idade da criança a temas de interesse. Até os 3 anos, a garotada assimila melhor enredos com crianças, bichinhos, brinquedos ou animais com características humanas, ou seja, que falam e têm sentimentos. 
Dos 3 aos 6 anos, as histórias devem abusar da fantasia com reviravoltas no enredo e também de crianças ou animais como personagens. Os contos de fada são imbatíveis. 
Aos 7 anos, leia aventuras em ambientes conhecidos, como a escola, o bairro, a família. As fábulas continuam em alta. Aos 8 anos, as fantasias mais elaboradas são ideais. A partir dos 9 anos, são indicadas as histórias de explorações, viagens, as invenções, os enredos humorísticos prendem a atenção, assim como os contos de mitos e lendas.  

Projeto Conte Mais
 O Projeto Conte Mais é uma proposta de educação moral infanto-juvenil que apresenta um guia de valores dedicado à mente infantil. A linguagem simbólica literária fala à emoção da criança e é internalizada por ela, contribuindo para a sua educação emocional.
Na execução das tarefas e atividades propostas, as crianças e jovens irão conviver e compartilhar experiências, aceitar e compreender o outro, enfim, conviver em harmonia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário