6.10.10

Atividades da Casa Espírita. As palestras públicas

“Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé. Ide; estes receberão, com hinos de gratidão e louvores a Deus, a santa consolação que lhes levareis, e baixarão a fronte, rendendo-lhes graças pelas aflições que a Terra lhes destina.”
Erasto – Paris, 1863, 
O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec


É uma reunião pública, na qual são realizadas palestras, conferências ou exposições sobre temas relacionados com a Doutrina Espírita, voltadas atender aos interesses da população em suas necessidades de esclarecimento e consolação.
Uma das técnicas mais antigas da transmissão em massa de conhecimento e idéias é a exposição.
Quando alguém se propõe ficar à frente de um grupo de pessoas para expor fatos ou idéias, criam-se expectativas de que dele provenha algo novo, ou de forma nova, que vá influir na dimensão das sensações ou do raciocínio.
Estar à frente de um grupo deve trazer ao expositor a dimensão de sua responsabilidade, qualquer que seja o tamanho deste grupo.
O expositor espírita, profeta em sua essência, é portador da Boa Nova, da mensagem do Consolador, que lhe confere uma grande possibilidade de influência positiva nos que se dispuserem a compartir de suas idéias.
Como todo o sincero e dedicado trabalho no bem, o expositor espírita terá sempre o amparo do plano espiritual, além do material da Casa Espírita, que lhe sustentarão na sublime tarefa de levar consolação e esperança aos que, em contrita expectativa, anseiam por um lenitivo em suas feridas morais.

Muitas vezes, durante a assistência de uma palestra, flui em nossos ouvidos a mensagem que viemos buscar, como se o expositor houvesse inferido nossas necessidades pessoais, que são igualmente de muitos que lá estão.
Na palestra   compartilha-mos as idéias, o ambiente, os sentimentos, as energias. No plano espiritual a Casa Espírita sempre conta com uma falange de espíritos de luz que procura orquestrar as situações que beneficiem a todos que estejam buscando humildemente o melhor caminho.
As palavras proferidas pelo expositor devem ter seu significado e destino bem mensurados para que o correto conteúdo doutrinário possa eficien-temente sensibilizar os corações em dúvida.
E,  nesse contexto,  o benefício não é só do assistente, mas do próprio expositor, que através de suas ações no bem recebe a paga gerada pela harmonia e desejo de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário