8.11.10

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípio, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as ideias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências..”
Allan Kardec (Obras Póstumas, “Projeto 1868”)

“O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá”.
Allan Kardec (O Livro dos Espíritos – Introdução, item VIII).


Grupo de Estudo da Doutrina Espírita
O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) é uma reunião privativa de grupos que visa ao estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita, constituída pelas cinco obras básicas de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
O ESDE traz inúmeros benefícios aos que dele se valem, propiciando, além do conhecimento, diversas oportunidades de vivências práticas no que tange ao convívio social, colaboração, criatividade e responsabilidade.
Na medida em que o Espiritismo postula a fé raciocinada, os estudos nos estimulam a desenvolver o senso crítico, oportunizando a manifestação de todos na medida em que hajam divergências de entendimento do código espírita, cujos esforços na elucidação dos textos comporão uma dinâmica coletiva e individual, que sedimenta de maneira perene os conceitos abordados.
Daí que, para os estudiosos que assimilam de forma racional os preceitos espíritas, apropriando-se desse conhecimento e fazendo-o como parte de si mesmo, não apenas creem na Doutrina Espírita, mas a sabem.
Daí para a frente, apreendida a riqueza doutrinária, vêm as oporunidades da reforma íntima, do melhor entendimento e aplicação da caridade, da necessidade do perdão, da indulgência, que pouco a pouco vão reforçando a base de formação do ser, tornando-o mais preparado para a amplitude da visão das coisas.
Um estudioso do Espiritismo, que dele se vale para alavancar seu progresso, desde já é multiplicador de luzes renovadoras, seja apenas pela sua postura pessoal ou ainda obrando na divulgação da Doutrina, seja de forma individual ou coletiva.
O ESDE fortalece também a correta divulgação dos princípios doutrinários, garantindo-lhes a unidade, compartilhando de forma efeciente o legado que os Espíritos Superiores deixam aos homens.
Em uma Casa Espírita, a prática do ESDE comumente é organizada por uma Diretoria de Estudo Sistematizado ou ainda ligada a um Departamento Doutrinário.
Existem esquemas básicos de organização administrativa e pedagógica que as Federações organizam e recomendam às Casas, visando à manutenção da unidade dos princípios doutrinários.
Em algumas casas, as atividades de ESDE também atendem a treinamentos específicos para o desempenho de atividades laborais, tais como treinamento a expositores, atendentes, trabalho de fluidoterapia, etc.
Como atividades complementares ao Estudo da Doutrina existem as palestras públicas, a publicação de periódicos informativos, folhetos, jornais, revistas e outros meios de comunicação tais como televisão, rádio, internet.
O Estudo da Doutrina é uma condição básica, na maioria das casas, para que alguém se mantenha a desempenhar qualquer tarefa na casa, constando inclusive de cláusula estatutária.
É um tipo de estudo que só tem início, pois a dedicação permanente ao aprendizado é máxima do espiritismo. Não há conteúdo que não seja passível de várias leituras e entendimentos, de acordo com o momento de cada um.
Não existirão estudos concluídos ou diplomas, pois com a visão de vida eterna, toca-nos a humildade de reconhecer que o entendimento das coisas é uma questão pessoal e relativa ao grau de capacidade de cada um.
O estudo sério da Doutrina Espírita, bem como de qualquer área de conhecimento, pode valer-se da máxima Socrática: “tudo que sei, é que nada sei”.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog! Que possamos cada vez mais compartilhar a Doutrina entre as sociedades espíritas, auxiliando na sua divulgação e oportunizando a evolução da humanidade. Deixo aqui o endereço do Instituto Espírita Amigo Germano: http://amigogermano.blogspot.com
    Muita paz!

    ResponderExcluir