8.12.10

Atendimento Espiritual no Centro Espírita

“Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jogo e leve o meu fardo.”
Jesus (Mateus, 11:28ª 30; O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. VI item 1)

É o conjunto de atividades que visa a atender, adequadamente, as pessoas que buscam e frequentam o Centro Espírita visando a obter esclarecimento, orientação, ajuda e assistência espiritual e moral.
Visa acolher as pessoas, por meio de ações fraternas e continuadas, de conformidade com os princípios do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, oferecendo aos que frequentam o Centro Espírita – em especial aos que o procuram pela primeira vez – o apoio, o esclarecimento, a consolação e o amparo de que necessitam para vencer as suas dificuldades.
Tal como uma organização hospitalar, o atendimento espiritual no Centro Espírita utiliza-se de métodos que possam acolher, avaliar, orientar e encaminhar o irmão necessitado, seja em que grau for, para o melhor canal de atendimento que possa alcançar-lhe os tantos recursos de que a Doutrina Espírita dispõe.
Na atividade de Recepção é feito o primeiro contato, em que o atendente presta as informações básicas desejadas, já realizando uma avaliação das necessidades manifestadas ou não, encaminhando a pessoa para a área de atividade mais afeta ao contexto.

Se for percebida uma necessidade de apoio, encaminha-o ao Atendimento Fraterno que, através do diálogo, ouve, avalia e inicia,  se for o caso,  um trabalho de esclarecimento,  alcançando-lhe as orientações e recursos da casa e da Doutrina, buscando sempre fazer o irmão sentir-se melhor do quando entrou.
Das recomendações e recursos que se coloca à disposição estão a assistência de explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, através das palestras públicas, o recurso da fluidoterapia, quando detectada esta necessidade, bem como a participação em sessões de preces e irradiações.
A atividade do Evangelho no Lar é recomendada àqueles que possam e queiram envidar esforços em prol do círculo familiar, e conforme o Centro Espírita pode realizar-se através de visitas de trabalhadores da casa aos lares ou em trabalhos de esclarecimento no próprio Centro.
Com isto oportuniza-se o aprendizado de momentos de recolhimento e esforço conjunto em que todos possam participar da renovação da psicosfera do ambiente doméstico.
Via de regra o atendimento espiritual é uma atividade constante no Centro Espírita a ser praticado por seus integrantes, pois como seres ainda em estágio evolutivo, todos precisamos constantemente apoiar-nos uns aos outros.
Deve guiar o rumo de nossas ações a vontade perene de amparar os irmãos recém chegados e os que já estão integrados, alcançando apoio às suas necessidades e acompanhando o fortalecimento de sua vontade que pouco a pouco, dependendo de sua persistência, trará à luz mais um amigo que comungará das postulações espíritas, trazendo ao mundo um pouco mais de luz.
O objetivo de um Centro Espírita não é o de amealhar adeptos, mas saciar a sede de consolo e esclarecimento dos que buscam beber da fonte do Espiritismo.
Ditosos são os momentos em que o trabalhador espírita percebe o soerguimento de um irmão combalido, que prossegue sua vida em rumos melhores, ainda que possa não mais retornar ao Centro.
Outros ali ficam, simpáticos à Doutrina, colaborando dentro de suas possibilidades.
O Plano Espiritual superior cuida sempre para que hajam trabalhadores necessários à manutenção de um Centro onde reine a sincera vontade de servir, ofertando a irmãos errantes o cálice do consolo e do refazimento, sempre de forma desprendida e despretensiosa, única forma de semear amor nos corações que dão, e que recebem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário