8.12.10

O jovem e o comportamento assertivo

Por Liliane Oliveira

A assertividade é definida como uma atitude de consideração, respeito e defesa de si mesmo e do outro, que assim se relacionam de forma construtiva e significante.
Conforme Joanna de Ângelis, o comportamento assertivo estabelece-se num conjunto de valores onde são levados em conta: ter opinião e defendê-la, enfrentar críticas quando justas e oportunas ou não, manter-se com naturalidade quando formule pedidos ou os recuse, estabelecer conversação sem imposições descabidas, estar receptivo sempre para mudanças mais enriquecedoras.
O indivíduo passivo faz tudo para não ser convidado a opinar, porque teme ferir ou desagradar, mantendo-se equidistante em quaisquer discussões com receio de ser mal interpretado. Por outro lado, não tem a coragem de enfrentar qualquer crítica, mesmo quando justa ou leal, deixando-se afetar pela forma como lhe é feita pelo antagonista. Isto porque, não consegue discernir entre um conceito ideológico e o seu complexo de inferioridade, pois, sempre se acha uma pessoa desamada, perseguida.

 O portador de comportamento assertivo, no entanto, sabe enfrentar a crítica,  quando se trata ou não de uma  análise objetivando corrigir e aprimorar-lhe o pensamento ou a conduta, podendo distinguir quando o interesse é ajudar ou destruir. Assim, recebe-a com naturalidade e mesmo alegria, sendo-lhe positiva, porque sabe que a existência é uma incessante oportunidade de aprendizagem.
Considera-se credor de ajuda, quando necessita solicitar algo e reconhece-se com o direito de negar qualquer pedido que não lhe corresponda aos sentimentos, seja por qual razão for.

Serenidade de caráter

Essa serenidade que lhe define o caráter espelha os seus sentimentos internos, especialmente aqueles que são frutos da sua convicção espiritual.
Acreditando na imortalidade da alma, não se pode permitir dubiedade em relação à crença e ao comportamento antagônicos entre si. É coerente e sincero, agradável e gentil, mas não conivente ou adepto de mecanismos de fuga, de modo que se preserve de relacionamentos e envolvimentos que se lhe tornem menos vantajosos.
Não poucos, no entanto, assumem uma postura agressiva, procurando manter-se em atitude hostil a todos que dele discordam ou pensam de maneira diferente, impondo suas ideias ou desejando forçar a sua aceitação, sempre dando a ideia de que é possuidor do conhecimento, que não admite controvérsia.
Tornando-se arrogantes e insensatos, as suas ideias inspiram antipatia e desagrado, porque são destituídas de argumentos sólidos, resistentes aos debates esclarecedores.
Quase sempre esses indivíduos agressivos exteriorizam assim os seus conflitos internos, que disfarçam na convicção que defendem, dessa maneira fugindo da dificuldade de aceitar-se e de amar-se, por consequência, de serem aceitos e amados.
Facilmente coléricos ou taciturnos, inspiram animosidade e encontram-se sempre a sós com as suas ideias, às vezes, esdrúxulas, satisfazendo-se e aos outros desprezando. Formam a expressiva legião de atormentados que se comprazem em atormentar, porque, sem paz, tumultuam a todos e a tudo.
A luz esclarecedora do pensamento cristão transborda dos sentimentos de quem a possui e irradia claridade a sua volta, atraindo e envolvendo todos quantos se lhe acercam, nunca gerando sombra ou conflito. Será que o jovem consegue ter fé, mesmo tendo seus conflitos?

Comportamento é a medida do equilíbrio da fé 


A fé também é um dos caracteres que podemos somar aos que já temos através da perseverante construção, como um hábito. No Espiritismo, através da razão. 
Joanna de Ângelis nos diz que o comportamento assertivo é bem a  medida do  equilíbrio da fé que o indivíduo mantém na justiça de Deus, nos deveres que lhe cumpre atender, no esforço a despender em favor da própria e incessante renovação moral, no contínuo crescimento espiritual na busca do Infinito. Nem sempre, será entendido esse que assim se comporta, mas isso não é importante, porque  não é  objetivo a conquista de um círculo de pessoas que lhe são admiradoras ou simpáticas, mas sim conduzir-se conforme a crença que vivencia, demonstrando-lhes a excelência da qualidade pelo bem que a si mesmo se propicia. Essa habilidade saudável do comportamento assertivo é adquirida com Jesus, que nunca evitava o enfrentamento nem se escusava de amar e de socorrer, mantendo-se íntegro diante de qualquer circunstância. 

Importância dos exemplos

“O jovem aprende muito por exemplos. Se há um descuido com ele, ele se descuida também. Se o exemplo  é negativo ele absorve aquilo como referência. Por isso que, se  quisermos educar os jovens, temos que nos educar melhor”, aponta o professor da PUC-SP Mário Sérgio Cortella, em depoimento publicado recentemente no jornal Zero Hora, abordando a sempre atual questão  sobre os jovens e a violência. 
Diz ainda o conceituado mestre que “o mundo que vamos deixar para os nossos filhos depende muito dos filhos que nós vamos deixar para esse mundo. Se nós estamos descuidando  desses  filhos, nós estamos descuidando do mundo que com eles ficará e no qual nós vamos viver no futuro também”. 

Corpo e alma

Portanto que, enquanto pais, saibamos que o alimento da alma é tão necessário quanto o do corpo. 
Importante, ainda, não abandonar o filho na frente da TV, do computador ou da janela que dá para as drogas, para o crime ou para a perniciosa ociosidade. Aqueles que velam o sono, os interesses, os sentimentos, as tendências do filho e o impulsiona para o bem e para o belo, estão contribuindo para deixá-lo seguro e com uma boa autoestima, contribuindo assim decisivamente para que seja um sujeito assertivo. 
Eis que somos sabedores do espírito em evolução, que nos foi confiado por Deus para empreender novo avanço na jornada terrena. E lhe apresentamos Jesus, com sua exemplificação das leis divinas; que lhe muda a concepção de vida e de mundo, informando-o de sua responsabilidade na construção do seu próprio futuro e do futuro de seu tempo.
 Devemos reassumir o grande papel de sua presença na Terra: ajudar a iluminar as almas que nos foram confiadas por Deus, como nossos filhos, tornando possível a ansiada regeneração da Humanidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário