5.8.11

A importância do Estudo Sistematizado

“O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá." - Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos 

Neuza Scheffer
A importância do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foi o tema do encontro realizado no dia 22 de julho, no auditório da Sociedade Espírita Amor e Caridade. 
Na oportunidade, estudantes e coordenadores de grupos de estudos da Casa participaram de atividades promovidas pela UNIME -União Intermunicipal Espírita do Litoral Norte e 10° CRE - Conselho Regional Espírita.
Os expositores Neuza Scheffer e Gilnei Teixeira destacaram a preocupação do Movimeto Espírita na qualificação dos estudos visando a difusão da Doutrina de modo consistente e livre de distorsões, de desvios, como preconiza Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita, na introdução de O Livro dos Espíritos.  Alerta Kardec sobre a necessidade do estudo sério e contínuo para a compreensão verdadeira da doutrina que ali nascia.

O Codificador, envolvido naqueles tempos em debates e discussões sobre os princípios norteadores da Doutrina com os seus detratores, preocupados tão somente em combater o novo conhecimento, ressaltava  que somente após o estudo sério é que os indivíduos poderiam proferir qualquer julgamento.
O Estudo Sistematizado é realizado em grupos, que se reúnem uma vez por semana, em dia definido, sob uma coordenação específica. A duração dos encontros é de uma hora e 30 minutos.  No estudo são utilizados materiais de apoio, como apostilas publicadas pela FEB - Federação Espírita Brasileira, além das indispensáveis Obras Básicas de Allan Kardec e extensa bibliografia que incluem Léon Denis, Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco, entre outros.
Sabe-se, porém, que o domínio completo do plano teórico é importante, porém mais do que entender a Doutrina é preciso praticá-la. Neuza Scheffer destacou a importância do estudante da Doutrina em, de posse desse precioso conhecimento, investir no seu progresso espíritual, mudando os hábitos, colocando em prática o aprendizado teórico conquistado no estudo, como forma de contribuir decisivamente para  a chegada de novos tempos.
Para o desenvolvimento da fé raciocinada, ou seja,  des-pida de dogmas, desenvol-vida após a submissão dos  conteúdos ao crivo da razão, é indispensável o estudo criterioso e sistemático e amplo domínio dos princípios doutrirnários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário