9.11.11

A busca do prazer

“O homem é um espírito imortal que transita em busca da felididade sendo, portanto, natural a sua busca pelo prazer”, afirmou Gabriel Salum, assessor jurídico da FERGS, ao abordar o tema “A busca pelo prazer - hedonismo” na quinta-feira, 29, na programação da 12ª Semana Espírita.
Conforme o palestrante, o homem busca o prazer em pelo menos três fontes diferentes: no dinheiro, no sexo e no poder. Destacou, no entanto, que estas três fontes revelam-se inconsistentes, eis que   podem remeter o homem a um caminho de frustração, quando se esgotam.
Lembrou a importância das pessoas lutarem por mais conforto, por uma boa carreira profissional, sem que isso se transforme numa obsessão, na única forma de prazer possível, pois na caminhada humana isto tudo é temporário.

Posturas nobres

Lembrou que o prazer pode ser alcançado em posturas nobres, como as propostas por André Luiz: prazer em ajudar, em descobrir, em purificar, em redimir, em iluminar, em estudar, em ensinar, em meditar, em escrever, em criar e em divulgar a fé.
O prazer egoístico, segundo ele, não contribui para o melhoramento do  homem.  Citou o exemplo de Jesus Cristo,  que pregou o desapego pelas coisas materiais., apresentando a todos nós o prazer na caridade e no servir ao próximo.
 Gabriel Salum destacou que o homem atual perde a paciência por nada. “Um mero desentendimento no trânsito, uma manobra errada de alguém,  se transforma, muitas vezes, em uma fonte de sofrimento para as pessoas, desequilibrando e desarmonizando as relações humanas”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário