9.11.11

A família bem resolvida

Neuza Scheffer, diretora do Departamento Doutrinário da UNIME - União Intermunicipal Espírita da região, encerrou a programação da 12ª Semana Espírita da Scoeidade Amor e Caridade, sábado, dia 29 de outubro. A família bem resolvida foi o tema da palestra. 
Schefffer (foto ao lado) lembrou as palavras de Emannuel que destaca a  importância da organização familiar para o desenvolvimento do gênero humano. “A família é o instituto mais importante do ponto de vista dos alicerces morais”.
Segundo a palestrante são muitos os desafios que os indivíduos encontram na convivência diária, tanto na carência de recursos quanto no excesso. 
Outro aspecto destacado foi a importância do diálogo e o trabalho que todos os membros devem desenvolver no dia a dia para atingirem os objetivos. Para tanto, lembrou os caminhos do diálogo do educador Içami Tiba que resume o processo em poucas palavras: parar (atenção), ouvir (razão), olhar (instrução), pensar (resposta) e agir (dar a resposta).
 

Rotina solidária

Neuza Scheffer também lembrou a necessidade de desenvolver uma rotina solidária no lar, onde todos os seus membros estejam envolvidos e contribuam de maneira decisiva nas tarefas domésticas, desenvolvendo, assim, o sentimento de fraternidade.
Também ressaltou a importância da disciplina, do sentido de equipe e do comprometimento dos indivíduos desde as tarefas mais simples até as mais complexas, lembrando as palavras de Joanna de Ângelis “ser solidário para não ser solitário”.

Amizade

O cultivo a amizade no lar deve ser um dos objetivos dos pais. Estes têm papel fundamental na dinâmica familiar, devendo zelar de todas as formas para que os filhos se desenvolvam dentro de padões morais que proporcionem o seu crescimento individual e coletivo (da família).

Nenhum comentário:

Postar um comentário