7.7.12

Aproveitando as oportunidades


Se aproveitarmos bem as oportunidades que temos para nos desenvolver tanto no aspecto intelectual quanto no moral vamos abreviando nossas angústias e dilatando a compreensão de tudo o que nos acontece.

 Por Denise Besouchet

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre tal é a lei.” Gravadas na lápide do túmulo de Kardec, na França, estas palavras sinalizam a lei do progresso a qual todos nós estamos submetidos. 
Deus, pai amoroso, e justo e bom, permite que possamos corrigir nossos enganos desde já, através do despertar de nossa consciência e também através da possibilidade da reencarnação. 
Somos corpo e espírito. O corpo sofre a decomposição natural de sua natureza orgânica. O espírito que mantém a sua individualidade após a morte do corpo, busca progredir, melhorando-se através da diluição de suas imperfeições e do fortalecimento das virtudes necessárias para sua transformação. E aí ele volta em um novo corpo.
Pelo exercício da convivência com seus semelhantes e com as dificuldades naturais da vida cotidiana vai experimentando sensações e reagindo a elas. É chamado a evitar o mal e praticar o bem. Mas ao voltar à vida corporal, esquecidos dos compromissos assumidos, somos seduzidos pelo materialismo e muitas vezes nossas imperfeições se manifestam em forma de falsas qualidades.
Se aproveitarmos bem as oportunidades que temos para nos desenvolver tanto no aspecto intelectual quanto no moral vamos abreviando nossas angústias e dilatando a compreensão de tudo que nos acontece. Perceberemos que a lei de causa e efeito se faz cumprir em todos os momentos de nossa vida e poderemos então construir com consciência nosso futuro. E mais rapidamente iremos evoluir, destino fatal de todos nós.
Se acreditarmos que estaremos condenados eternamente por nossos enganos muitas vezes cometidos por ignorar os designos de Deus, estaremos duvidando da infinita bondade e imensa sabedoria do criador. Sua justiça nos possibilita reconhecer nossos enganos, espera nosso arrependimento e nos faz ver a necessidade de reparação. 
Porém como ainda guardamos em nós uma boa dose de orgulho todo esse processo é demorado e muitas vezes dolorido. Pouco ou quase nada realizamos em nossa passagem pelo corpo físico. Vem daí a necessidade de voltar muitas vezes para cumprir os desígnios de Deus.
Cada uma das vezes que mergulhamos no corpo vamos ajuntando merecimentos ou comprometimentos conforme forem nossas escolhas. A evolução acontecerá mais rápida ou mais lentamente de forma proporcional ao nosso esforço. Temos sempre a liberdade de escolher e podemos ainda estacionar a beira do caminho. Mas tempo virá, no qual seremos chamados a responder pelo uso que fizermos da vida concedida por Deus. 
Buscando o conhecimento das leis que regem o universo nos prepararemos para melhor avaliar e mais conscientemente escolher os caminhos que teremos que percorrer. 
“A reencarnação se revela, pois para dizer ao homem de onde ele vem, para onde vai, porque se encontra na Terra e justifica todas as anomalias e todas as injustiças aparentes da vida.”
A jornada, de longa data,  poderemos seguir com segurança envolvidos pelo infinito amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário