5.3.13

50 Anos Iluminando Mentes e Enternecendo Corações!


Os tempos atuais sinalizam mudanças profundas na sociedade humana. Transitamos para um novo conceito de civilização, onde os valores da alma representem efetivamente os sentimentos afirmativos da vida, e os princípios éticos traduzam comportamentos nobres, e não somente palavras que se perdem ao vento.
Naturalmente, os painéis de sofrimento que dilaceram corações possuem, na sua essência, a mensagem da vida, alertando o ser humano para a impostergável mudança de rota, na direção do amor. Allan Kardec já alertava que o sofrimento humano é inerente à rebeldia de cada um no cumprimento das Leis Morais.
Nesses dias desafiadores, mas também gloriosos por todo o desenvolvimento científico atingido, o Espiritismo apresenta, sem jamais impor, seu roteiro de conhecimento para instrumentalizar a caminhada humana pelas veredas do cotidiano. Com ele, reencontramos os ensinamentos morais do Cristo, por vezes esquecidos ou desprezados, descobrimos o esclarecimento que conforta e consola, mas que também motiva ao exercício do Bem, procriando o amor no mundo e percebemos, com base nos fatos e na razão, que a vida é fenômeno que jamais se exaure ou se termina.
O número de pessoas que buscam as Casas espíritas vem aumentando diariamente e de forma muito natural. Temos convicção que a principal causa explicativa desse fenômeno seja uma inquietação do homem atual, diante dos valores materialistas que definem o que o filósofo francês Gilles Lipovetsky nominou de “era do vazio” ou “sociedade da decepção”.
Todavia, para que a Sociedade espírita possa dar conta de sua tarefa junto à coletividade, é fundamental que seus trabalhadores e estudantes vivam num clima de produtiva harmonia, alicerçados no firme propósito de crescimento pessoal. Não se trata, como bem advertiu Herculano Pires, de uma preparação para a “conquista do céu”, mas – simplesmente – de administrar seus potenciais criadores para a semeadura do Bem, vivendo e convivendo com moderação e equilíbrio.
Nesse ano, em que nossa Instituição completa os seus cinquenta anos de atividades ininterruptas, percebemos o renovar das responsabilidades que nos envolvem, cotidianamente, em suas lides. Mas, também, trata-se de um momento simbólico capaz de agregar pessoas ao trabalho edificante e às metas de estudo e melhoramento.
A Sociedade Espírita Amor e Caridade, portanto, completará no dia 20 de abril desse ano, meio século de serviços prestados à divulgação do Espiritismo na cidade de Osório. Sempre fiel às Obras Básicas da codificação kardequiana, tem contribuído nesse longo período, para que o esclarecimento e o consolo atenuem os sofrimentos humanos, propondo a diretriz da fé racional como instrumento consciente de integração da criatura com o Criador.
Aproveitando as festividades do cinquentenário, haverá o lançamento oficial da campanha de ampliação e reestruturação do prédio da Sociedade, que será totalmente reformulado e ampliado para melhor acolher seus frequentadores e assistidos. Com isso, a Sociedade prepara-se para enfrentar o futuro, de forma organizada e disciplinada, renovando o seu compromisso com  os objetivos da Doutrina Espírita,  de iluminar as mentes e enternecer os corações.

Jerri Almeida
Presidente  

Nenhum comentário:

Postar um comentário