7.5.13

Cinquenta anos de Amor e Caridade

João Müller
As dificuldades de ordem espiritual acompanham a humanidade desde os tempos mais remotos. Conquanto vivamos nos dias de hoje momentos de grande aumento das ditas dores da alma, é inolvidável que o problema atravessa os séculos como um dos mais angustiantes problemas com que se defronta a humanidade.
Ao longo dos tempos, sucessivamente as religiões, em especial as de matiz cristão tem se sucedido no mister de tentar aplainar as agitações de ordem moral e material com se defronta o ser humano em sua jornada pelo plano terrestre.
A espiritualidade, necessidade inafastável de todo o ser humano, ganhou sensível impulso com o advento do Espiritismo em meados do século XIX. Em 1857, na França, o emérito pedagogo Hypollite Lyon Denizard Rivail reunira em um livro os ensinos recebidos pelos espíritos superiores ao longo de um trabalho minuncioso de pesquisa que levara a cabo ao longo de três anos. O livro, chamado “O Livro dos Espíritos” trazia de forma revolucionária novos conhecimentos para a humanidade visando responder, ao longo de suas questões, às grandes questões da filosofia: quem somos, para onde vamos, para que existimos, qual o sentido da vida.

E aprendeu a humanidade então que a morte não existe; que somos todos espíritos imortais; que existe a lei da reencarnação; que já vivemos antes e que voltaremos a viver um dia após a morte do nosso corpo atual. Tais conhecimentos revolucionários mudavam completamente a perspectiva de vida de todas as criaturas. A partir de então, todas as angústias, os medos, as dores da alma recebiam um porquê, recebiam um encaminhamento.
A partir da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, passaram a se multiplicar pelo mundo os centros espíritas, a fim de difundir a novel doutrina, que consolava esclarecendo, que esclarecia consolando. O poder transformador de vidas da Doutrina Espírita veio se implantando e se consolidando cada vez mais. Chegado ao Brasil poucos anos após sua Codificação, o Espiritismo encontraria em nossas terras condições favoráveis para sua expansão e consolidação, tendo chegado ao nosso Estado no final do século XIX.
O litoral norte conheceria o Espiritismo em meados do século XX, sendo que a cidade de Osório ocuparia posição central em seu processo de difusão. Aqui, em 1963 nascia a Sociedade Espírita Amor e Caridade, com a missão de se tornar um esteio de luz para todo o litoral norte gaúcho.
A par de seu trabalho de consolo e amor a todos quantos a buscavam, a Sociedade Espírita Amor e Caridade passou a ser núcleo difusor da Doutrina Espírita não apenas para o município de Osório, mas também para os outros municípios do litoral gaúcho, que aqui vinham se abastecer dos conhecimentos e formação necessários para a criação de núcleos de estudos nos locais mais distantes onde residiam.
Tendo por “mãe espiritual” a Sociedade Espírita Amor e Caridade, muitos outros núcleos espiritistas se formaram em outras cidades litorâneas e se hoje esses focos de luz já somam mais de duas dezenas, é preciso que se reconheça o papel fundamental que exerceu para esse processo a Sociedade Espírita Amor e Caridade. Os alunos de outrora fizeram-se pioneiros noutras paragens, lá constituindo outros tantos focos de luz que se tornariam outros tantos polos difusores da doutrina dos espíritos.
Ao longo desses cinqüenta anos a missão da Sociedade Espírita Amor e Caridade foi cumprida com plenitude, merecendo serem parabenizados todos aqueles que por ela passaram, que entre suas paredes encontraram a oportunidade para o trabalho redentor e para o crescimento evolutivo. Encarnados e desencarnados, muitos deles intercalando já quiça o trabalho junto a instituição nos dois planos da vida, enchem-se, nesse aniversário, da mais pura e notável alegria, proporcionada pela inolvidável felicidade daqueles que servem ao Cristo.
Assim, quando chegamos agora a 2013, os cinqüenta anos de tão bela tarefa enchem de felicidade não apenas os seareiros vinculados a tão prestimosa instituição, mas também toda a comunidade espírita do litoral norte gaúcho rende preito de gratidão a Sociedade Espírita Amor e Caridade por tanto quanto fez e ainda fará em prol das criaturas humanas que nesta região transitam, vivem, trabalham e buscam a felicidade.
Em tempos como os de hoje, onde tantos sofrem com as dores da alma, o Espiritismo se apresenta como instrumento importante para a amainar de tais sofrimentos. E na Sociedade Espírita Amor e Caridade se encontra de portas abertas há cinquenta anos para acolher a tantos quantos sofrem ou que simplesmente queiram conhecer e se aprofundar no conhecimento da Doutrina Espírita.
É por isso que esta data é tão especial, tão importante para toda a comunidade osoriense e do litoral norte. Quem venham mais cinquenta anos de trabalho no bem, na seara de Jesus.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário