8.4.11

Amor e Caridade realiza programação comemorativa aos 48 anos de fundação

Nelcy Cordeiro

Uma série de atividades será realizada para marcar o 48º aniversário de fundação da Sociedade Espírita Amor e Caridade. 
A programação inicia no dia 18, às 20h, com palestra de Velocino Camargo Neto, de Porto Alegre, que abordará o tema “A Doutrina Espírita e o Mundo em Transição”.
No dia seguinte, terça-feira, dia 19, às 20h, na sede da Sociedade, será realizada confraternização dos estudantes  e trabalhadores da Casa, quando será realizada uma homenagem aos antigos trabalhadores da Sociedade, especialmente aqueles que dedicaram seus esforços na administração nos anos 70 e 80. Na oportunidade será apresentado um vídeo contando um pouco da história da Casa Espírita.
Na quarta-feira, dia 20, dia do aniversário da Sociedade, Nelcy Cordeiro, ex-presidente da Sociedade Espírita Amor e Caridade, trabalhador de longa data na difusão da Doutrina Espírita, será o palestrante. Falará sobre o tema “Sociedade Espírita Amor e Caridade; 48 anos com Jesus e Kardec”. 
Relembrando um pouco da vida da Sociedade Amor e Caridade, Nelcy Cordeiro costuma dividir sua história em três momentos específicos: a fundação, a renovação e  reorganização.
 No período de fundação, os trabalhadores enfrentavam o preconceito e a desconfiança das pessoas e a carência de recursos materiais.
O segundo período foi marcado pela adesão de muitos jovens, que dentro de algum tempo assumiriam as atividades da Casa, inclusive a diretoria. Foram anos de dedicação, de trabalho na realização de campanhas e promoções para viabilizar uma sede para a Sociedade. Aos poucos, num verdadeiro mutirão que envolveu inúmeros trabalhadores e a indispensável contribuição da comunidade local, a sede restou concluída. Também houve  aperfeiçoamento na prática doutrinária, com a introdução de inovações e alterações nos procedimentos,  o que desagradou antigos trabalhadores. Muitos dos quais optaram pelo afastamento. 
A terceira fase, conforme Nelcy Cordeiro, foi inaugurada pelo jovem Jerri Almeida, estudante espírita desde o início dos anos 80, que assumiu a presidência em 1999. Neste período, as questões administrativas e doutrinárias ganharam impulso. Lembra Nelcy que a Casa ganhou seu regimento interno, que até então não havia sido concebido, melhorias no auditório, que recebeu poltronas dando mais conforto aos visitantes. O resultado foi o aumento na afluência de público, consolidando a Sociedade Espírita Amor Caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário