17.5.11

O mundo de cada um

A Doutrina Espírita nos revela:  há dois mundos distintos. Um é o mundo material, com quem temos grande intimidade. É este que habitamos atualmente. Formado de matéria densa. Para muitos parece ser a origem da vida, a origem de tudo. No entanto, isto não é verdade.
Há outro mundo,  menos denso, formado pelos espíritos, que é o mundo primitivo, eterno e sobrevivente à vida material.
Muito embora nossos sentidos, embotados pela vivência atual, que nos limita e impede que tenhamos uma percepção transcendental,  valorizem muito mais este mundo passageiro, o verdadeiro mundo primitivo, que antecede a este é o mundo espiritual. O material é secundário, poderia deixar de existir, sem afetar o mundo primitivo.
Porém, neste presente momento, é neste mundo que precisamos nos exercitar, colocando em prática os conhecimentos que adquirimos ao longo de muitas e muitas existências. A vida material é transitória, passageira. Aqui é como uma escola.
Vivemos no Planeta Terra para aprender, para desenvolver as aptidões morais que nos faltam. Este processo de aprendizagem, tal qual nos tempos dos bancos escolares é lento, variando conforme nossa capacidade intelectual e nosso empenho. Os conhecimentos aqui adquiridos serão somados e a cada encarnação nascemos um pouco melhores. Por isso, nosso espírito vai progredindo lentamente, subindo cada degrau no tempo certo. A evolução, assim,  depende da força de vontade e da determinação de cada um. 
Mesmo entre parceiros de trajetória, casais, irmãos, amigos e companheiros, o desevolvimento dependerá  da força que cada um fizer, do trabalho que cada um empreender. Alguns darão passos mais longos, mais firmes, mais certeiros, outros caminharão com maior lentidão.
Cabe a todos nós o trabalho individual, superando nossas paixões e vícios, e o  coletivo, auxiliando nossos irmãos na busca do melhor caminho para o seus desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário