10.6.12

Carta a um jovem de bem


Certa vez disse-me um jovem, que levava no seu olhar algo de tristeza e no seu sorriso uma pontinha de estar querendo quase chorar, que não sabia bem direito o que ele tinha, mas, que sabia que algo lhe faltava e que andava a esmo procurando, não sabia bem o quê. Sabia o quanto precisava de ajuda para sanar suas más tendências. Ofereci-lhe a mão de Jesus, dizendo-lhe como poderia comunicar-se com Ele em todos os momentos em que precisasse e falei-lhe da Verdadeira Vida, e de todas as ilusões que a vida material nos proporciona. E hoje, envio-lhe esta carta:
“Caro amigo, aprecio tuas lutas, tuas vitórias e teus fracassos, e todos os passos em direção ao teu autoconhecimento, partilhando com Jesus seus mais íntimos desejos e aspirações, vejo-te num barquinho, onde, não mais entre ondas revoltas te seguravas para não cair, sem saber onde irias chegar, pois, cada dia era uma nova aventura, em busca de algum lugar, mas sim, materializando o leme desta nova embarcação, agora mais forte e mais segura, e consigo sentir sua paz irradiando-se e uma luz ao seu redor, trazendo de volta o sorriso morno daquele que conheceu a Fé, através dos seus próprios passos, por que assim o quis. Como é bom te ver assim, passando cada dia com a certeza de colheres os frutos de Tuas próprias escolhas e não mais da ”sorte”. Aprendendo a dar-te o devido valor, sabedor que és parte muito importante deste Universo de irmãos, todos filhos de um mesmo Pai, Bom, Justo e Misericordioso, hoje te surpreendo a olhar os céus e sentir a glória de ser falível mas, compreensivo consigo mesmo. Inteligente, mas, consciente da responsabilidade de suas próprias escolhas, sabedor da grandiosa Lei de Causa e Efeito, portanto, respeitando mais, ouvindo mais, discernindo mais e, amando mais. Como é bom acompanhar a fortaleza que cresce contigo, fazendo sua morada onde a maldade não se cria. Conhecedor do seu próprio silêncio, onde escuta seus verdadeiros sentimentos, procura não mais enganar-te, nem mais fugir de si mesmo, pois, aprendeste a ver monstros nos outros também e lidar com isso é tarefa difícil para todos nós. Como é bom ver-te assim!
É a beleza da humildade no reconhecimento de Jesus como nosso Guia e Luz em nossas almas que nos faz sentir assim, todos pertencentes ao mesmo clã, em busca de si mesmos e do melhor para nossas vidas.
Deixe seus pedaços de orgulho pelo chão, torne-se mais leve e sutil, como um pássaro, e poderás alçar grandes vôos, de onde tudo irás ver. Faça do teu egoísmo a grande porta que irá te levar a conhecer os abismos que fazes questão de não mais penetrar, levando-te a conhecer as pedras do altruísmo, que te levará para o alto, sem quereres nada em troca. Compartilhe teus sorrisos que hoje são de pura alegria, redobrando-a com teus amigos. Cresça em si, para ti mesmo, nessa insaciável vontade de querer saber um pouco de tudo, sedento que és da vontade Divina em ti e, realize. Realize seus sonhos e não esqueças nunca desta ponte que foi criada por teus próprios esforços em direção as comunicações que se estabelecem quando há harmonia entre você e Deus, entre você e o Universo. Pois, os antigos já diziam: “Todo o Universo conspira ao seu favor”, e esta é uma grande verdade, pois, tudo começa através do teu pensamento e se materializará conforme a tua fé e o teu merecimento. Seja então, jovem, um Grande Homem de Bem e colha os frutos doces de tua límpida, honesta e pura jornada!
“O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros aquilo que queria que os outros fizessem por ele.”

(Fonte:O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.17, item 3).

Um grande abraço, dos(as) evangelizadores(as) do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário